sexta-feira, 6 de março de 2009

Tiresia

Uma transexual brasileira vive na periferia de Paris junto com seu irmão. Sua beleza acaba atraindo a atenção de Terranova, que quer ter a moça só para si. Para tanto, ele a prende em seu apartamento, mas sem supri-la de seus hormônios. Tiresia começa aos poucos a voltar à sua forma masculina: a barba volta a crescer, a voz se transforma, tudo para desgosto de Terranova, que, na verdade, é um padre. Inconformado com a transformação, ele abandona o seu antigo amor num bosque, mas, antes de deixá-la, ele a cega. Tiresia é salva por uma garota que a acolhe em sua casa. O transexual passa a ter o dom da profecia.
Segundo a mitologia grega, Tirésias era um profeta de Tebas que ficou cego ao ver a nudez de Atena. Sua figura também é citada por Homero em A Odisséia, por Sofócles em Édipo Rei e especialmente por Ovídio em Metamorfose III, no qual é homem e mulher em momentos diferentes.Bertrand usou o sonho de um amigo para elaborar seu filme, e faz um paralelo à mitologia para falar sobre a identidade e beleza. Usando mais a versão do mito de Ovídio, o diretor usa um travesti para fazer sua análise.Tiresia (interpretada pela atriz brasileira Clara Choveaux na primeira parte) é uma travesti brasileira nas ruas de Paris, sua beleza chama a atenção de Terranova (Laurent Lucas) que a seqüestra para admirá-la. Porém o fato de não tomar regularmente suas doses de hormônio faz com que sua aparência se transforme cada vez mais, criando um sentimento de desgosto em Terranova.Na segunda parte do filme, Tiresia (agora interpretada por Thiago Telès) vive num convento. Podemos dividir o filme nessas duas partes, quando a primeira o foco é no seqüestrador, a segunda foca no seqüestrado e suas conseqüências.
Apesar da sinopse adiantar muitas partes da trama, prefiro não falar das conseqüências que levam a segunda parte. A trilha sonora coincidentemente usa a música “Allegrette” da 7ª Sinfonia de Beethoven, a mesma de Irreversível (2002), que tem muitos aspectos de semelhança. Outra canção utilizada é a do nosso folclore, Teresinha de Jesus.

Ficha Técnica
Título Original: Tiresia
Direção: Bertrand Bonello

Gênero Drama
Ano de Lançamento 2003
Origem: França
Tempo de Duração: 115 min

Elenco
Laurent Lucas... Terranova / Père François
Clara Choveaux... Tiresia I
Thiago Telès... Tiresia II
Célia Catalifo... Anna
Lou Castel... Charles
Alex Descas... Marignac
Fred Ulysse... Roberto
Stella... Kim
Marcelo Novais Teles... Eduardo
Olivier Torres... Mathieu
Isabelle Ungaro... Louise
Abel Nataf... Le fils d'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário