terça-feira, 10 de março de 2009

WR - Mistérios do Organismo

O W.R. do título são as iniciais de Wilhelm Reich, psicanalista perseguido por Hitler que acreditava que não existe revolução política sem libertação sexual. Baseado nessa idéia, o filme é um drama com ar de documentário e mistura a vida de Wilhelm Reich a um triângulo amoroso político.
Dusan Makavejev é o mais controverso, subversivo e inesperado realizador Iugoslavo que marcou a história do cinema, sobretudo no tempo da Guerra Fria, com alguns dos mais brilhantes e originais filmes das últimas décadas. Formado em Cinema e Psicologia, realizou cerca de 3 dezenas de filmes. Obras como “A Man is not a Bird” (1965), “Love Affair, or the Case of the Missing Switchboard Operator” (1967), “Innocent Unprotected” (1968), antecederam “W.R.-Mysteries of the Organism” que rodado em 1971 se veio a transformar no seu primeiro grande sucesso internacional. Baseado nas teorias da psicologia sexual de W. R., este filme foi considerado “subversivo” na Jugoslávia e proibido até 1986. O W.R. do título são as iniciais de Wilhelm Reich, psicanalista perseguido por Hitler que acreditava que não existe revolução política sem libertação sexual. Baseado nessa idéia, o filme é um drama com ares de documentário e mistura a vida de Wilhelm Reich a um triângulo amoroso político.

Ficha Técnica
Título Original: W.R. - Misterije organizma / Mystery of Body / W.R. - Die Mysterien des Organismus / W.R.: Mysteries of the Organism
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 85 min.
Origem: Ioguslavia / Alemanha
Ano de Lançamento: 1971
Diretor(es): Dusan Makavejev
Roteirista(s): Dusan Makavejev

Elenco:
Milena Dravic
Ivica Vidovic
Jagoda Kaloper
Tuli Kupferberg
Zoran Radmilovic
Jackie Curtis
Miodrag Andric
Zivka Matic
Dragoljub Ivkov
Nikola Milic
Milan Jelic
Jim Buckley
Betty Dodson
Mikheil Gelovani
Nancy Godfrey

Nenhum comentário:

Postar um comentário