segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Brasileirinho


Documentario musical dirigido por Mika Kaurismaki que mostra a historia e a vitalidade do choro, reunindo importantes nomes do genero, tais como: grupo Trio Madeira Brasil, Paulo Moura, Yamandu Costa, Ze da Velha e Silverio Pontes, entre outros.
No fim do século 19, no Rio de Janeiro, os músicos pararam de compor e tocar no estilo europeu para misturar melodias européias a ritmos africanos, gerando o choro. Aos poucos, o gênero ganhou espaço nos salões de dança e nos palcos de teatro, sendo considerado a primeira expressão musical da emergente classe média da cidade.
Documentário musical aclamado pelo público e pela crítica em mais de 30 países, Brasileirinho mostra a história e a vitalidade do choro, a primeira música urbana genuinamente brasileira. O filme gira em torno do grupo Trio Madeira Brasil, formado por Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo Souza, que durante uma típica roda de choro propõe o projeto de um grande concerto em comemoração do Dia Nacional do Choro reunindo importantes nomes do gênero e alguns convidados especiais. O diretor Mika Kaurismäki acompanha os músicos durante os ensaios, em shows diversos e em casa, relembrando histórias do choro, cantando e tocando de forma apaixonante.

Ficha Técnica
ítulo Original: Brasileirinho - Grandes Encontros do choro
Origem: Brasil / Finlândia / Suíça
Gênero: Documentário / Musical
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Direção: Mika Kaurismäki

Elenco
Teresa Cristina
Paulinho da Viola
Admilde Fonseca
Zezé Gonzaga
Paulo Moura
Luciano Rabelo
Elza Soares
Marcos Suzano
Trio Madeira Brasil
Yamandu

Nenhum comentário:

Postar um comentário