
A língua portuguesa é o veículo para falar do cotidiano de pessoas que vão de um camelô de rua ao prêmio Nobel de Literatura. Uma narrativa de ações paralelas e muitos personagens, cujas histórias se entrelaçam no decorrer de alguns dias. Alguns personagens cruzam todo o filme, outros têm aparições breves, sempre num movimento gerado pelos seus deslocamentos que conduzem o documentário por cada um desses lugares.
Ao amanhecer, um padeiro entrega pão na Índia, um motorneiro inicia o dia de trabalho de um velho bonde em Lisboa, um rapaz vende balas num ônibus do Rio de Janeiro, um escritor embarca num avião rumo a uma ilha em Moçambique. Manhãs paralelas, tardes simultâneas, crepúsculos e noites em todos esses lugares.
Um documentário-fluxo. Ao mesmo tempo um filme simples, um filme feito de conversas. Hábitos e espaços re-ordenados por uma montagem de tempos e intensidades destas vidas em movimento.
Uma língua só está viva se for utilizada no dia a dia das pessoas que a falam. Um código para visões diversas do mundo e da vida. Apropriação diária do imaginário. Saramago nos contou: "não há uma língua portuguesa, há línguas em português". Este corpo espalhado pelo mundo.
Finalmente, cabe esclarecer que "Língua" não é só um filme sobre a língua portuguesa. "Língua" é também um filme que retrata sociedades multiculturais e o colonialismo em todos os tempos. Um documentário sobre o mundo nos cerca.
Ficha Técnica
Título Original: Língua - Vidas em Português
Gênero: Documentário
Duração: 105 min.
Ano de Lançamento): 2001
Direção: Victor Lopes
Roteiro: Ulysses Nadruz e Victor Lopes
Produção executiva: Renato Pereira e Suely Weller
Origem: Brasil
Elenco
Elenco
José Saramago
Martinho da Vila
João Ubaldo Ribeiro
Mia Couto
Grupo Madredeus
Edinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário