quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Língua - Vidas em Português

Todo dia duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia, a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos, e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe. Toda noite, duzentas milhões de pessoas sonham em português. Algumas delas estão neste filme.Em quatro continentes, trechos do cotidiano de pessoas de várias idades, origens, classes, fés e culturas, são recortados e costurados em ordem cronológica. Durante três dias, atravessamos cidades e sentimentos de muitos tons. Encontramos, flagramos, seguimos, acompanhamos e largamos personagens em trânsito por vários mundos econômicos, espirituais e pessoais.
A língua portuguesa é o veículo para falar do cotidiano de pessoas que vão de um camelô de rua ao prêmio Nobel de Literatura. Uma narrativa de ações paralelas e muitos personagens, cujas histórias se entrelaçam no decorrer de alguns dias. Alguns personagens cruzam todo o filme, outros têm aparições breves, sempre num movimento gerado pelos seus deslocamentos que conduzem o documentário por cada um desses lugares.
Ao amanhecer, um padeiro entrega pão na Índia, um motorneiro inicia o dia de trabalho de um velho bonde em Lisboa, um rapaz vende balas num ônibus do Rio de Janeiro, um escritor embarca num avião rumo a uma ilha em Moçambique. Manhãs paralelas, tardes simultâneas, crepúsculos e noites em todos esses lugares.
Um documentário-fluxo. Ao mesmo tempo um filme simples, um filme feito de conversas. Hábitos e espaços re-ordenados por uma montagem de tempos e intensidades destas vidas em movimento.
Uma língua só está viva se for utilizada no dia a dia das pessoas que a falam. Um código para visões diversas do mundo e da vida. Apropriação diária do imaginário. Saramago nos contou: "não há uma língua portuguesa, há línguas em português". Este corpo espalhado pelo mundo.
Finalmente, cabe esclarecer que "Língua" não é só um filme sobre a língua portuguesa. "Língua" é também um filme que retrata sociedades multiculturais e o colonialismo em todos os tempos. Um documentário sobre o mundo nos cerca.

Ficha Técnica
Título Original: Língua - Vidas em Português
Gênero: Documentário
Duração: 105 min.
Ano de Lançamento): 2001
Direção: Victor Lopes
Roteiro: Ulysses Nadruz e Victor Lopes
Produção executiva: Renato Pereira e Suely Weller
Origem: Brasil

Elenco
José Saramago
Martinho da Vila
João Ubaldo Ribeiro
Mia Couto
Grupo Madredeus
Edinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário