sábado, 14 de fevereiro de 2009

Joe Strummer - A alma do The Clash



Verdadeiro ícone da chamada geração Punk, Joe Strummer, o guitarrista e cantor principal dos The Clash, que durante algum tempo conseguiu sintetizar com a sua música e palavras a ansiedade de uma geração que se rebelava contra a apatia da sociedade britânica dos final da década de 70. A personalidade controversa, mas apaixonada e generosa de Strummer, inspirou Julien Temple, o autor de "The Filth & the Fury Sex Pistols O filme", a realizar um documentário onde se evoca e celebra a personalidade e o legado de Joe Strummer.Combinando uma criteriosa selecção musical, imagens de arquivo, filmes inéditos e depoimentos de amigos e admiradores de Strummer, Julien Temple consegue o feito raro de tornar viva e vibrante a personalidade profundamente humana do líder dos The Clash, que é aqui lembrada por gente tão diversa como os realizadores Martin Scorsese e Jim Jarmusch, actores como Johnny Depp, Steve Buscemi, John Cusack ou Matt Dillon, ou ainda Bono Vox.Um documentário imprescindível que, umas vezes nos comove, outras nos faz rir, mas onde conhecemos a evolução pessoal de um músico cujo talento tocou toda uma geração.
A idéia de que Strummer era não apenas maior do que a banda, mas também maior que a vida, impregna o filme, a ponto de os entrevistados não serem identificados na tela. O esforço de Temple não é de desmistificar o vocalista. Pelo contrário, na hora de mostrar brevemente a infância de Strummer, Temple reúne o que lhe convém: menciona que o pai era questionador (então o filho também seria), menciona a passagem pela Alemanha Oriental, onde Strummer escuta Elvis (que, portanto, vira uma referência no som), etc. O Futuro Está para Ser Escrito é um documentário de reforço do mito. O título, aliás, é tirado de uma frase tipicamente messiânica de Strummer.
Temple é ótimo na coleta de materiais, que ele ordena com competência em duas horas de filme sem encavalar a cronologia, mas o que importa de verdade é a sinceridade dos entrevistados. Juntando as peças é possível vislumbrar o verdadeiro Joe Strummer, um tipo agregador desde o tempo em que despontou no cenário alternativo de Londres à frente dos 101ers, mas descrito como covarde por mais de uma pessoa. Não covarde como sinônimo de injusto, mas de esquivo. Como todo moleque, Strummer queria apenas fazer parte de algo, e, talvez por isso, evitava conflitos. Não por acaso, o Clash ruiu quando Strummer se viu sozinho, no topo - a solidão do sucesso.
Explica-se então o formato que Temple utiliza para filmar seus entrevistados, todos em volta de fogueiras. O diretor entende essa necessidade de pertencimento, que está na essência do movimento punk. E daí as bandeiras penduradas, o discurso pela comunhão dos povos... Engraçado: desde sempre o punk foi visto como um avesso do movimento hippie, mas é o próprio Joe Strummer que assume no filme: "We're all hippies at heart" (no fundo somos todos hippies).

Ficha Técnica
Título Original: Joe Strummer: The Future Is Unwritten, Joe Strummer: O Futuro Está para Ser Escrito
Ano de Lançamento: 2007
Tempo de duração: 130m
Origem: Inglaterra
Diretor: Julien Temple
Genero: Documentário / Musical

Elenco
Documentário sobre o músico do The Clash tem depoimentos de Bono Vox, Johnny Depp e John Cusack, e muito mais
Brigitte Bardot... Herself (archive footage)
Bono... Himself
Steve Buscemi... Himself
Terry Chimes... Himself
John Cooper Clarke... Himself
John Cusack... Himself
Peter Cushing... Winston Smith (archive footage)
Johnny Depp... Himself
Matt Dillon... Himself
Tymon Dogg... Himself
Joe Ely... Himself
Dick Evans... Himself
Flea... Himself
Alasdair Gillis... Himself
Ian Gillis... Himself
Topper Headon... Himself
Mick Jagger... Himself (archive footage)
Jim Jarmusch... Himself
Mick Jones... Himself
Steve Jones... Himself
Anthony Kiedis... Himself
Don Letts... Himself
Bernie Rhodes... Himself
David Lee Roth... Himself (archive footage)
Joe Strummer... Himself (archive footage)

Nenhum comentário:

Postar um comentário