quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Por Dentro da Garganta Profunda

Os anos 70 continuam servindo como inspiração para os cineastas. Principalmente o nascimento da indústria pornô. Por dentro da garganta profunda (Inside Deep Throat, 2005) é um retrato fiel de tudo que aconteceu na política e na sociedade norte-americana depois que o ousado filme Garganta PrAlém de informar, o documentário apresenta uma batalha hipócrita que acontece até hoje nos Estados Unidos entre o sexo e a moralidade. O filme defende que no momento do lançamento de Garganta Profunda, os Estados Unidos estavam no meio de uma revolução sexual e como ele foi um prato cheio para as feministas, que o utilizaram para atacar a sociedade.
Durante esse embate constatamos a ingenuidade de Damiano, que acreditava que poderia produzir filmes pornôs e associá-los aos mesmos distribuidores que as produções de Hollywood. A chegada do videocassete acabou selando de vez os seus objetivos. No documentário, que conta ainda com os depoimentos de todos envolvidos na produção do filme, celebridades, promotores e representantes do governo na época. Descobrimos também todos os efeitos negativos que a repercussão acabou causando aos envolvidos.
Tudo isso é feito com muito humor e alinhavado com a ótima narração do ator Dennis Hopper. E o mais irônico é refletir que Garganta Profunda foi o apelido dado pelos jornalistas Bob Woodard e Carl Bernstein a Mark Felt, agente do FBI que revelou todas as irregularidades cometidas pelo ex-presidente Nixon e acabaram resultando em sua queda. O castigo tarda, mas não falha. ofunda (1972) foi lançado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário