quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sobre meus lábios

Apresenta uma bem conseguida mistura de drama e policial, desenvolvendo atmosferas de suspense sem nunca subvalorizar a complexidade das personagens.O ponto de partida desta película de Jacques Audiard é a relação de Carla, uma secretária parcialmente surda de uma empresa de construção, e Paul, um ex-condenado que tenta reorganizar a sua vida e vai auxiliar Carla no emprego.Solitários e com um dia-a-dia pouco próspero, os protagonistas de "Nos Meus Lábios" geram uma ligação que os faz adoptar uma postura menos individualista e, aos poucos e em conjunto, conseguem ir superando alguns obstáculos.Assim, Carla vai ultrapassando a sua timidez e insegurança, características que levam a que os outros a subestimem, e Paul vê reduzida a sua esfera de inadaptação e desvio.
Seguindo estas duas personagens de perto, "Sobre Meus Lábios" é um filme intimista que entrecruza eficazmente tensão dramática com as inquietações próprias de um thriller, proporcionando um interessante olhar sobre o amor, a solidão, os laços de confiança ou o ostracismo visível nas relações sociais contemporâneas.Jacques Audiard ofecerece um seguro trabalho de realização, apostando num realismo lacónico, num estilo sóbrio e num ritmo astuto e envolvente. A direcção de actores é igualmente sólida, com destaque para o par central, composto por Emmanuelle Devos (apropriadamente frágil e relutante) e Vincent Cassel (em mais um desempenho viril e carismático).Longe de revolucionário, mas quase sempre entusiasmante - excepto no dispensável subplot sobre o desaparecimento da esposa do polícia - "Nos Meus Lábios" é uma obra intrigante, sensível e absorvente, mais um exemplo da versatilidade da cinematografia francesa actual.
Carla Bhem tem 35 anos e é secretária de um promotor imobiliário há muito tempo. Ela cuida de tudo: recados, orçamentos, dossiês... sem se preocupar com as horas extras. Tudo isso, por um salário de miséria e tendo que suportar a zombaria dos membros da empresa por sua deficiência auditiva , razão pela qual Carla consegue ler as piadas nos lábios de seus colegas de trabalho. A chegada de Paul, recém saído da prisão e contratado na empresa como estagiário, vai mudar radicalmente a sua vida.

Ficha Técnica
Títitulo Original: Sur mes levres
Diretor: Jacques Audiard
Origem: França
Ano de lançamento: 2001
Genero: Suspense
Tempo de Duração: 115 min.

Elenco
Vincent Cassel (Paul)
Emmanuelle Devos (Carla)
Olivier Gourmet (Marchand)
Olivier Perrier (Masson)
Olivia Bonamy (Annie)
Bernard Alane (Morel)
Céline Samie (Josie) , and Pierre Diot (Keller)
François Loriquet (Jean-François)
Serge Boutleroff (Mammouth)
David Saracino (Richard Carambo)
Christophe Van de Velde (Louis Carambo (as Christophe Vandevelde)
Bô Gaultier de Kermoal (Le Barman)
Loïc Le Page (Quentin)
Nathalie Lacroix (L'Employée ANPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário